Publicado em 16/09/2014 às 21:48:47

Ciência sem Fronteiras

Ele asdffoi seasdflecionado pelo programa Ciência Sem Fronteiras e teve a oportunidade de fazer parte de uma das universidades mais bem conceituadas do mundo, a Erasmus MC. Foi lá que Veloso apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em uma conferência de Epidemiologia, o que conta como ponto extra para a prova de residência médica.

Em agosto de 2013 Gilson Gabriel embarcou rumo à Europa. Ele sabia que na volta, em julho de 2014, seria um estudante diferenciado. Segundo ele, o receio em deixar Montes Claros chegou a assustar, mas o apoio recebido pelos professores o encorajou a encarar a empreitada: "Os professores com quem conversei sobre a minha ida para o exterior me apoiaram na decisão. Quando saiu o resultado da minha aprovação no programa, fiquei inseguro, pois tinha que interromper a faculdade aqui no Brasil. Isso iria atrasar a formatura. No entanto, eles (professores) me deixaram mais tranquilo. Falavam que a experiência compensaria este um ano".

De peito aberto com a decisão, o aluno das FIPMoc chegou à cidade de Rotterdam. Lá, conheceu a universidade onde iria estudar por quase um ano. De acordo com Veloso, foi outra realidade. "O campus da Erasmus Medical Center era acoplado ao principal hospital da cidade e ao prédio de pesquisas. Toda estrutura era imensa. Salas de aulas eram equipadas com computadores, projetores e algumas comportavam até 200 alunos", conta empolgado com o ambiente local. "A biblioteca era formada por diferentes áreas de estudo, tendo aquelas com computadores para pesquisa, aquelas com mesas para realização de trabalhos e aquelas que serviam para grupos de discussão. O prédio de pesquisa tinha 30 andares e era subdivido de acordo com as diferentes áreas de estudo que a universidade desenvolve".

gilson-medicina3

Mesmo com o curto período de adaptação, Gilson Gabriel Veloso conta que não foi difícil para acostumar. Cultura completamente diferente e o idioma foram apenas detalhes para que o mineirinho fizesse sucesso no Reino dos Países Baixos, já que o método de estudo aplicado por lá é o mesmo que se usa aqui nas Faculdades Integradas Pitágoras,em Montes Claros: "A adaptação foi muito fácil. O sistema educacional utilizado na universidade é semelhante ao PBL, utilizado na Medicina aqui nas FIP. Eles estimulam o desenvolvimento independente do aluno, estimulam a busca por conhecimento. As aulas sempre eram abertas a discussões. Para eles, pode ser considerado desrespeitoso se em alguma apresentação ou discussão você não questione ou acrescente algo ao tema. Além disso, há o grande estímulo ao desenvolvimento científico do aluno".

O aspirante a médico compara os dois perfis e diz que o sistema educacional brasileiro ainda há muito o que melhorar. "Acredito que especialmente nessa parte a educação superior europeia mostra-se ainda mais qualificada. O aluno tem que ser completo em todas as suas possibilidades de atuação. Lá fora, ser pesquisador é considerado uma profissão. Você trabalha e recebe bem para isso. Aqui, quem trabalha com pesquisa na maioria das vezes faz como algo extra, se é que faz. Isso não gera o avanço necessário que a educação brasileira precisa; muitas vezes, nos acomodamos e esperamos que guidelines americanos e europeus mostrem o caminho, enquanto que, com o devido incentivo, poderíamos fazer o mesmo", afirma.

De volta aos solos norte-mineiros, Gilson sabe que existe um longo caminho pela frente. A formatura está próxima, o que significa o início de um novo ciclo. Mas acredita que a experiência de ter participado do Programa Ciência Sem Fronteira vai fazer uma boa diferença na vida profissional. "Com certeza, abriu um leque de planos. A perspectiva de realizar novos projetos após a formatura só aumenta. É certo que voltarei a Rotterdam. Penso em concluir o Mestrado em Epidemiologia e talvez já me aplicar a uma bolsa de Doutorado pleno. Tenho interesse em ingressar na área acadêmica e científica, então, esses projetos são necessários parte disso. Ainda há a especialização médica, que não pode ser descartada, mas que terei que conciliar com essas novas ideias", finaliza o acadêmico das FIPMoc.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam elementum iaculis odio, sed ullamcorper odio sodales in. Duis quis risus pulvinar, aliquam nulla eu, tempor dui. Vestibulum molestie enim nec elit dignissim facilisis. Morbi elit mi, pulvinar sit amet justo quis, accumsan consectetur ex. Vestibulum porttitor egestas justo, eu consequat arcu dignissim eu. Phasellus at justo non ipsum volutpat ultrices. Nullam a ante sem.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam elementum iaculis odio, sed ullamcorper odio sodales in. Duis quis risus pulvinar, aliquam nulla eu, tempor dui. Vestibulum molestie enim nec elit dignissim facilisis. Morbi elit mi, pulvinar sit amet justo quis, accumsan consectetur ex. Vestibulum porttitor egestas justo, eu consequat arcu dignissim eu. Phasellus at justo non ipsum volutpat ultrices. Nullam a ante sem.

carro

Carregando...